quinta-feira, 30 de setembro de 2010

São Jerônimo

Nascido perto de Aquiléia, Itália e estudou em Roma. Foi batizado aos 18 anos, mas foi criado desde pequeno como cristão. Em 374 foi para a Antióquiia e teve um visão em que Cristo o admoestava dizendo: "Ciceronianus est, non Christianus" "Você é um Cicerone e não um Cristão" uma condenação da sua preferência pela literatura romana e não pelos escritos cristãos. Ele foi então para Chalcis, no deserto da Síria e ficou lá por quatro anos, aprendendo hebraico e lendo os escritos de São Paulo de Tebas. Após sua ordenação viveu em Constantinopla, hoje Istambul, estudando sob a orientação São Gregório Nazaianzeno. Retornando a Roma ele chamou a atenção do Papa Damascus e serviu com secretário papal tornando-se uma figura muito popular até a morte de Damascus. Depois foi para Belém onde ficou lá com Santa Paula, Santo Eustáquio e outros, pregando na Palestina e no Egito. São Jerônimo devotou a sua via aos propósitos escolares traduzindo as Sagradas Escrituras, revisando versões em Latim do Novo Testamento, e principalmente, a tradução da bíblia do grego para o Latim chamada "Vulgata", na qual trabalhou 15 anos. De 405 até a sua morte ele continuou a escrever e a atacar a heresia Pelagiana. Na arte litúrgica ele é mostrado às vezes como um cardeal atendido por um leão ou ainda como um eremita. Outras vezes como um escolástico.
É padroeiro dos bibliotecários, dos tradutores e das secretárias. Na umbanda ele é venerado como Xangô-Agodô, o deus do relâmpago.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

São Cosme e São Damião

São Cosme e São Damião são dois santos orientais, provavelmente martirizados em Egéia, Cilícia, Ásia Menor, região da atual Turquia, a 27 de setembro de 287, durante a perseguição do imperador Diocleciano (284-305). Historicamente, pouco se sabe sobre a vida destes dois irmãos médicos e, segundo a tradição, gêmeos. Seus restos mortais foram levados para Roma, durante o pontificado de João Félix, e depositados na igreja que tem seus nomes.

Seu culto divulgou-se intensamente pela Europa, principalmente na Itália, Flandres, França, Espanha e Portugal, onde várias igrejas foram construídas sob seu patronato. Considerados protetores dos cirugiões, eram padroeiros de diversas confrarias, como por exemplo, a Confrérie et College de Saint Côme, fundada em Paris, em 1226, a mais famosa associação médica da Europa e que existiu até a Revolução Francesa. Nas primeiras décadas do século XIX, pagava-se na Universidade de Coimbra a quantia de 480 réis pelo registro do diploma de medicina e 100 réis pelo exame de boticário, valores devidos à Irmandade dos Santos Cosme e Damião.

Estão ligados aos cultos dos deuses da reprodução, fecundação, germinação e moléstias sexuais. No Brasil, estão mais dedicados à defender da fome, das doenças do sexo e dos partos de gêmeos. No sincretismo religioso, os jeje-nagôs os identificaram como os orixás gêmeos sudaneses Ibeiji, que são a divinização do parto duplo. No seu dia oblacional, recebem festas também no candomblé, com ofertas de alimentos e reunião de amigos para danças, comidas e bebidas. Em grego são chamados de anargiros, o que significa sem dinheiro, por nunca receberem dinheiro em troca de seus serviços. Curavam não somente pessoas, mas também animais.

Conta a tradição popular que um dia, São Damião aceitou uma pequena oferta de uma mulher chamada Paládia, a quem havia curado de uma doença. São Cosme recriminou-lhe o gesto, dizendo que não queria ser enterrado junto a ele. Quando os cristãos recolheram seus restos mortais para sepultá-los, um camelo começou a bradar com voz humana, dizendo que enterrassem os dois irmãos juntos, uma vez que Damião recebera a oferta apenas para não humilhar a pobre mulher.
Para a receita de Caruru de Cosme e Damião veja post já publicado.
Fonte: Jangada Brasil

sábado, 18 de setembro de 2010

Veuve Clicquot Fridge

Há 10 anos a Veuve Clicquot Ponsardin criou a primeira versão de uma ice box. No último mês de agosto foi lançada a Veuve Clicquot  Fridge, versão 2010 criada pelo escritório de design QSLD Paris e assinada por Denis Boudard. É uma réplica das antigas geladeiras de trinco dos anos 50-60, disponíveis em amarelo, para o champagne Brut e em rosa, para acompanhar o champgne rosé. Aqui o preço sugerido é de R$250, sendo que nos sites de outros países o valor gira em torno dos 50 doláres.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dicionário do Doceiro Brasileiro

Acaba de chegar às livrarias um livro importantíssimo para a gastronomia brasileira. É o Dicionário do Doceiro Brasileiro, obra do Dr. Antonio José de Souza Rego, publicado pela primeira vez em 1892 e agora organizado e revisitado pelo historiador Raul Lody.
Na atual edição, Lody faz uma introdução explicativa e fornece um glossário com quase 200 verbetes. Os termos utilizados em épocas passadas são detalhados pelo autor, o que é fundamental para a melhor compreensão da obra. As receitas, em seus formatos originais, estão distribuídas por ordem alfabética em mais de 300 páginas. “A obra é um tesouro de conhecimentos não só gastronômicos, mas também sobre a sociedade, a cultura e a economia do Brasil. A comida é um dos meios mais importantes para conhecer um país e seu povo”, afirma Lody.
Do autor do livro temos pouquíssimas notícias. Sabe-se apenas que o médico se interessou pela alimentação à partir da observação e de relatos de seus pacientes.
O livro foi lançado durante a 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo pela Editora Senac, e custa R$ 70,00.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Polvos à moda de San Gennaro



No próximo domingo, dia 19, é dia de São Gennarou, ou Januário em português.No ano de 304 o imperador romano Diocleciano desencadeou a última e também a mais violenta perseguição contra os cristãos. O Bispo Januário foi preso com outros membros do clero, e todos foram julgados e sentenciados à morte num espetáculo público no circo. Sua execução deveria mesmo ser um verdadeiro evento macabro, sendo jogados aos leões para que fossem devorados aos olhos do povo. Porém, a exemplo do ocorrido com o profeta Daniel, as feras tornaram-se mansas e não lhes fizeram mal. O imperador determinou, então, que fossem todos degolados na própria arena. Era o dia 19 de setembro de 305. Alguns cristãos piedosamente recolheram em duas ampolas o sangue do Bispo Januário e o guardaram como a preciosa relíquia que viria a ser um dos mais misteriosos milagres da Igreja.
A ele é atribuído o “milagre do sangue”: durante a festa de 19 de setembro, sua imagem é exposta aos fiéis e, nessa ocasião, a relíquia do seu sangue se liquefaz, adquirindo de novo a aparência de recém-derramado e de coloração avermelhada. A primeira vez, devidamente registrada e desde então amplamente documentada, ocorreu na festa de 1389. Quando o sangue não se liquefaz, a superstição local diz que um desastre se aproxima.
Por isso, os católicos devotam enorme veneração por São Januário. Até a história da cidade de Nápoles, cravada ao pé da montanha do Vesúvio, se confunde com a devoção dedicada a ele, que os protege das pestes e das erupções do vulcão. Na verdade, ela se torna a própria história desse santo que, segundo os Atos do Vaticano, era napolitano de origem e viveu no fim do século III Considerado um homem bom e caridoso, foi eleito Bispo de Benevento, cidade situada a 70 quilômetros de Nápoles. Nessa época, os inimigos dos cristãos lhes obrigavam a testemunhar sua fé através de terríveis martírios, seguidos de morte.
São Januário é venerado desde o século V, mas sua confirmação canônica veio somente através do Papa Sisto V, em 1586.
Nápoles nos presenteia com uma deliciosa receita de polvos para comemorar seu santo padroeiro.

Ingredientes
800g de polvos pequenos
3 dentes de alho
1 pimenta dedo-de-moça
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 colher de sopa de farinha de rosca
500ml de caldo de peixe
4 colheres de sopa de salsinha picada
sal a gosto

Modo de preparo
Limpar bem os polvos: eliminar as vísceras, retirar as bocas, lavar bem e enxugar. Numa panela, aquecer o azeite de oliva, acrescentar os dentes de alho picados e a pimenta picada, sem as sementes. Em seguida, colocar os polvos e refogá-los por 3 ou 4 minutos. Acrescentar duas conchas de caldo de peixe, tampar a panela, abaixar o fogo e deixar cozinhar. Depois de quase 20 minutos, ou assim que o polvo estiver macio, acrescentar farinha de rosca e misturar bem. Cozinhar por mais 5 minutos e, antes de servir, colocar a salsinha picada para finalizar o prato.

Esta receita integra o livro O Céu na Boca, de minha autoria.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Soul Kitchen

Depois de sua namorada o trocar por um emprego em Shanghai, a vida de Zinos, o jovem de origem grega, dono do restaurante Soul Kitchen, entra em crise e ele decide vender o estabelecimento. Nas três semanas antes de fechar as portas, mudanças repentinas começam a acontecer: aparece umnovo chef de cozinha, um novo DJ agita o espaço levando os clientes a dançarem depois das refeições, artistas passam a exibir seus trabalhos - e todos estão gostando. Rumores sobre o cult Soul Kitchen se espalham por Hamburgo. Zinos percebe que é bobagem vender o restaurante, mas talvez seja tarde demais. Vale a pena!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Beijinho ou beijo de freira? Eis a questão!


Grande número de doces conventuais tinha nomes apelativos, de sentimentos inclusive eróticos e sedutores, que acabavam denunciando a falta de vocação religiosa de muitas irmãs. Muitas delas foram enclausuradas pelos pais ou pelos maridos por mau comportamento; outras ocupavam as dependências religiosas por serem secundogênitas, possuidoras de um dote menos consistente que as primogênitas, fator que acabava por se tornar um problema para contraírem um bom matrimônio.
A má-fama dos determinados mosteiros teve início em 3 de setembro de 1759 quando os jesuítas foram expulsos de Portugal, dando-se a extinção total da ordem em 21 de julho de 1773. O desfecho deu-se com o decreto de 30 de Maio de 1834, assinado por D. Maria II (1819 – 1853), filha do nosso D. Pedro I (1798 – 1834) que determinou a extinção das comunidades de clausura. Tal decreto foi promulgado pelo Ministro dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, Joaquim Antonio de Aguiar (1792 – 1884) e declarava extintos "todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e quaisquer outras casas das ordens religiosas regulares", confiscando o patrimônio de todas essas ordens. O Ministro passou a ser conhecido como o "Mata-Frades". A lei acarretou o empobrecimento e o declínio da doçaria conventual. Porém, a admissão de “meninas do coro” encarregadas pelo canto dos Ofícios Divinos, que, entre outras atribuições, dedicavam-se ao preparo dos doces, contribuiu para que esse legado não se extinguisse totalmente.

O biscoito beijo-de-freira teve origem no Convento de Santa Clara, que foi instituído em princípio do século XIV e que até hoje domina a paisagem da cidade de Vila do Conde, Distrito do Porto, em Portugal. Onde era feito pelas freiras que davam o forma de lábios, de onde surgiu o nome beijo-de-freira. Algumas modificações foram feitas como a substituição de alguns ingredientes e o seu formato
No Nordeste, provavelmente trazido pelas Clarissas no século XVII, o Beijo de Freira foi adaptado, tendo as amêndoas substituídas pelo coco, a tradicional calda de água com açúcar por outra de leite e açúcar, perpetuaram-se as gemas, agregou-se um aroma delicado de baunilha e virou o Beijo de Coco, docinho crocante embalado em papel de seda franjado e colorido, arte essa que também herdamos de Portugal. Mais tarde, na segunda metade do século XX, quando o leite condensado invadiu o mercado e as nossas receitas, transformou-se no Beijinho, ficou mais macio e passou a ser acondicionado em forminhas de papel e ganhou o característico cravo-da-índia, sua marca registrada.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 coco médio ralado
3 gemas
1 colher pequena de margarina
1 colher de essencia de baunilha
Açúcar cristal (para passar o doce)

Modo de preparar:
Junte todos os ingredientes, misture bem. Leve ao fogo até dar ponto (soltar do fundo da panela). Coloque em um prato e espere esfriar. Faça bolinhas e passe no açúcar cristal. Para decorar use cravos da índia. Rende em média 80 docinhos.

Entrevista no Programa do Jô



Já que saiu do youtube...