segunda-feira, 30 de abril de 2012

Curry de mignon suíno com cuscus marroquino

Um vento do deserto soprou em Ipanema no último sábado e trouxe os perfumes do Maghreb ( المغرب ) para a nossa cozinha. Perfumes pungentes de cardamomo, de noz moscada, de pimenta e açafrão, misturados ao doce das ameixas e das castanhas. Resultado: mignon de porco com ameixas, castanhas e curry acompanhado de cuscuz marroquino, com arabic lounge de trilha sonora.


Ingredientes

1 kg de mignon suíno em cubos
3 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de curry em pó
1 xícara de ameixas secas sem semente
1/2 xícara de castanhas do pará laminadas (ou amêndoas, se preferir)
frutas secas para decorar (damascos, tâmaras, nozes, amêndoas)
coco ralado ( opcional)
sal a gosto

Modo de preparar

Refogue o alho no azeite de oliva e assim que começar a suar adicione o mignon e sele bem. Aos poucos vá adicionando água morna, para obter um pouco de molho. Decorridos 15 minutos, abaixe o fogo, tempere com sal e curry, adicione 150 ml de água, tampe a panela e deixe cozinhar lentamente. Passados mais15-20 minutos, mexa a carne, adicione mais água, se necessário, coloque as ameixas, tampe a panela e deixe cozinhar mais alguns minutos. Repita essa operação de colocar um pouco de água, sem se cansar, pois a carne deve cozinhar em "slow cooking". Estará pronto assim que a carne estiver bem macia e o molho denso e escuro. Prepare o cuscus conforme as instruções da embalagem. Digo isso pois marcas diferentes, certas vezes, requerem tempos e quantidades de água diferentes. 
Sirva o cuscus, a carne, salpique coco ralado sobre a carne (opcional) e decore com um damasco, ou tâmara e uma noz. E bom apetite, ou sarteém, em árabe!








O segredo da comida bem feita é saber refogar. Depende de uma boa cebola, de um alho bem colocado.
Clementina de Jesus


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Biscoitos de parmesão, alici e páprica

Mais uma receita de biscoitos sim. Ultimamente o forno de casa tem funcionado bastante. Acho que é mesmo uma fase essa dos biscoitos. Mas eles sempre caem muito bem e têm feito muito sucesso. Esse aqui é um perfeito acompanhamento para uma cerveja bem gelada, para aqueles que são adeptos da loura, ou com vinho branco também.


Ingredientes
180 g de farinha de trigo
120 g de manteiga em temperatura ambiente
100 g de queijo parmesão ralado
1 colher de sobremesa de páprica picante defumada
1 gema
sal a gosto
4-5 filés de alici


Modo de preparar

Misture a manteiga com o queijo parmesão, adicione a farinha de trigo peneirada, a páprica defumada, o sal e por último a gema de ovo. Amasse rapidamente até obter um composto compacto e homogêneo, envolva a massa em filme plástico e leve ao refrigerador por 30 minutos. Após a refrigeração, espalhe farinha sobre um plano de madeira ou de mármore, abra a massa com um rolo, e com um cortador de biscoitos, vá recortando a massa. Sobre cada biscoito coloque um pedaço de alici e aperte para que fique preso ao biscoito. Coloque os biscoitos sobre um tapete de silicone ou sobre um tabuleiro coberto com papel manteiga e asse em forno pré aquecido, a 180º por 15 minutos, ou até que fiquem bem dourados.


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Homenagem a São Jorge

 Pois é, pra quem segue o blog não é novidade encontrar, todo ano, um post em homenagem a São Jorge. Aqui no Rio de Janeiro hoje é feriado e dia de grande festa na Rua da Alfândega, em pleno Saara. A Igreja do santo está tomada de gente desde a alvorada, e muitos são os devotos que por lá passaram e ainda passarão hoje.

E fica aqui a nossa homenagem. Salve Jorge!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Panelas de cobre & Arte

Algumas sugestivas imagens de grandes mestres da natureza morta que incluíram panelas de cobre em suas composições. Adoro panelas de cobre, e aqui em casa, em nossa cozinha, temos algumas para enfeitar e outras que são usadas. 
Procurando informações sobre esses utensílios, descobri que em 2010 a ANVISA proibiu o uso de panelas de cobre em Minas Gerais. Doceiras e doceiros, além de produtores de cachaça protestaram, afirmando que jamais foi registrado algum caso de intoxicação causado pelos resíduos de cobre por algum consumidor de doces ou de cachaça mineira.
Mas vai a dica: as melhores panelas de cobre são aquelas revestidas, internamente, de aço inox, e essas não oferecem algum perigo para a saúde humana.


Jean-Baptiste Siméon Chardin - 1735-40

Pedro Alexandrino - sec XX, coleção particular

Ettore Federigui, 1922, coleção particular

Cornelis Jacobsz, 1610, Institut of Arts, Minneapolis

Cornelis Jacobsz, 1615, Ashmolean Museum, Oxford



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Biscoitos de parmesão e avelãs


Se você estiver pensando que é uma combinação inusitada a de avelãs com parmesão eu logo respondo: inusitadíssima porém deliciosa. Encontrei essa receita no blog www.ilgattogoloso.blogspot.com, da blogueira italiana Claudia Gargioni. Fiquei muito curioso e resolvi prová-los. E foi no mesmo sábado dos taralli, um sábado de verão em pleno outono carioca! A casa estava mais quente que uma cidade do Senegal, no meio do Saara. 
O resultado não pode ser melhor: manteiga, parmesão e avelãs, três coisas cheias de personalidade, mas que ao se combinarem criam uma perfeita harmonia de sabores. Como aperitivo acredito que seja o acompanhamento perfeito para uma taça de espumante muito, muito gelado.




domingo, 15 de abril de 2012

Taralli


Ontem o forno aqui de casa funcionou a todo o vapor. Aliás, bota vapor nisso, pois a temperatura subiu aqui em casa muito além da marca dos 30º C que assinalavam os termômetros  aqui da Cidade Maravilhosa. Resolvi encarar o desafio de fazer taralli, biscoitos típicos da cidade de Napoli.
O tarallo foi mencionadono livro "Il ventre di Napoli", da escritora e jornalista Matilde Serao ao descrever os famosos cortiços próximos ao porto, onde a miséria e a fome reinavam. Como muitos produtos da antiga tradição culinária, o tarallo é filho da criatividade e do "jeitinho" napolitano, marca daquele povo, cuja principal preocupação era a necessidade de matar a fome e utilizar todos os recursos possíveis para tal fim. E foi assim, que no final do século XVIII, os padeiros que não queriam jogar fora o "sfriddo", aqueles retalhos de massa que sobravam da preparação do pão, inventaram o tarallo: adicionaram a "nzogna", a banha em língua napolitana, bastante pimenta, e amassaram novamente aqueles restos de massa dando-lhes a forma de roscas. E foi um sucesso. Sendo um alimento "pobre", o tarallo teve e ainda tem uma grande difusão. Os padeiros ficaram contentes pois não jogavam nada fora e ainda tinham lucro com aqueles "restos", e lucrava também o povo que, com pouco dinheiro, enchia o faminto estômago com algo saboroso e com um aporte calórico considerável, graças à banha. Lucravam também os taverneiros que vendiam muitos quilos de taralli em seus locais, pois a pimenta estimulava o consumo de vinho. 

(figura de presépio napolitano - foto de Piero Castellano)

E como em Napoli tudo era vendido na rua, não tardou a surgir a figura do "tarallaro", do vendedor ambulante desses biscoitos. Com seu típico pregão e uma cesta de vime coberta com um pano para conservar o calor daquela delícia recém saída do forno, ele girava pelas ruas e vielas da cidade anunciando o seu produto. Mas o último tarallaro morreu nos anos 8o, e seu pregão não mais ecoa pelas ruelas do centro histórico. O tarallo, ainda bem, não morreu com ele, e são muitos os locais ainda é possível comprar o verdadeiro tarallo e se deliciar com a massa que se desmancha na boca. O clássico tarallo napolitano é redondo e leva amêndoas em sua superfície. Aqui vai uma variação com folhas de alecrim fresco e gergelim.
E mãos a obra:







sábado, 14 de abril de 2012

Dia Internacional do Café

Hoje é o dia internacional do Café, uma das bebidas mais consumidas do mundo. Cafezinho, espresso, vienense, moka, hag, cappuccino, irish, decafeinado, orgânico, gourmet, de coador de pano, de papel, café turco, de máquina, de cafeteira elétrica, não importa. O que importa é que um café sempre cai bem. E não apenas em sua forma líquida, mas também como ingrediente de algumas receitas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café, a ABIC, no ano de 2011 foram consumidas 131 milhões de sacas de café odo o mundo, o equivalente a 786 milhões de xícaras de café!
Para comemorar a data daquele que já foi o produto agrícola mais importante do nosso país e carro-chefe das nossas exportações, preparei muffins de café com chocolate amargo.



120 g de farinha de trigo
70 g de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
50 ml de óleo de soja ou canola
30 ml de café espresso bem forte
125 ml de iogurte natural
2 ovos
150 g de chocolate amargo ou 70% de cacau

Modo de preparar
Aqueça o forno a 180º. Bate o açúcar com os ovos, adicione o óleo e continue batendo. Assim que estiver cremoso adicione a farinha de trigo e o fermento peneirados e continue batendo para incorporar bem. Por último adicione o café e o iogurte. Misture tudo muito bem e coloque em formas especiais para muffins. Quebre o chocolate em pedaços, introduza um pedaço em cada forma e asse por 20-25 minutos.


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Bolinhos de arroz

Preciso confessar que eu adoro bolinhos de arroz. Quando eu ainda morava com minha mãe, vivia implorando para que ela fizesse bolinhos de arroz, e a desculpa que ela dava era sempre a mesma: "Não vou gastar as minhas calorias comendo arroz frito. Que seja ao menos por uma coisa melhor e mais gostosa", repetia ela. Hoje que não moro mais com ela entendo porque ela se recusava a fazer bolinhos de arroz... É porque de fato dá trabalho e pior, suja a cozinha toda, ainda mais uma micro-cozinha como a da nossa casa. Frituras aqui nem pensar. Carlos também adora bolinhos de arroz, mas também não se atreve a prepará-los.
Um dia, cheguei em Curitiba na casa de mamãe, e surpresa!!! Ela havia preparado bolinhos de arroz assados no forninho elétrico. Pareciam mais umas bolachas, mas estavam bem saborosos. Todo faceiro trouxe a receita para o Rio e um dia resolvi prepará-los. Foi um fracasso. A massa deve ter ficado mais líquida do que deveria, e aquelas coisas amorfas que eu havia colocado sobre a assadeira viraram um grude único, mais amorfo ainda. De sabor até que não estava ruim, mas a aparência era horrível. Mas não me dei por vencido e deixei quieto.
Na semana passada, navegando pela net, encontrei o blog da minha xará, Fabiana Pinfildi, que eu recomendo:

Bolinhos assados de arroz com brócolis

E a epopeia do bolinho de arroz chegou ao fim. Não faz quase nada de sujeira, é assado, leve, saboroso e muito fácil de preparar. Obrigado Fabiana. Você fez dois amantes de bolinhos de arroz ficarem muito, mas muito felizes.
Segue a receita:


Ingredientes
1 e 1/2 xícaras de arroz cozido
50 g de queijo parmesão ralado
3 ovos batidos rapidamente
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de azeite de oliva
4 colheres de sopa de queijo branco picado
1 xícara de brócolis picados já cozidos (que eu não usei porque não tinha)
salsinha fresca picada a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparar
Aqueça o forno previamente, a 180 º. Em uma tigela misture o arroz cozido (e frio), o queijo ralado, a farinha de trigo e misture bem, para que tudo se incorpore. Em outra tigela bata os ovos, e em seguida, incorpore-os ao arroz, acrescente o azeite de oliva e misture tudo muito bem para formar um composto bem homogêneo. Por último coloque o queijo branco picado e a salsinha também picada, corrija o sal e tempere com a pimenta-do-reino a gosto. Coloque a massa em formas especiais para muffins ou em formas de papel e asse por 30-35 minutos, até que fiquem dourados.
Uma delícia. (fotos de Carlos Ramos)


14 de abril - Centenário do Titanic


Amanhã é o dia do centenário do naufrágio mais famoso de todos os tempos. Livros, filmes, muitos sites, fãs, estudiosos e curiosos, todos querem - ou queremos - saber mais sobre o que de fato possa ter ocorrido naquela noite de 14 de abril de 1912.
Eu diria que a nós interessa, em especial, saber o que se comeu naquela noite. Com todo o respeito, por favor, às vítimas. Eis aqui o cardápio do último jantar servido a bordo do Titanic, no dia 14 de abril de 1912, horas antes do navio afundar.
Como dá para se notar, a escolha dos pratos reflete o gosto da época, suntuoso eu diria, e foi servido aos 325 passageiros que viajavam na Primeira Classe do navio. O louça não era menos refinada também, como podemos ver.



Depois de longa pesquisa, encontrei a receita do Waldorf Pudding, e a transcrevo aqui:

Ingredientes:
2 maçãs verdes descascadas
1 colher de sopa de manteiga
1/3 de xícara de açúcar
½  xícara de passas brancas
1 colher de sopa de suco de limão
½  colher de sobremesa de gengibre picado
2 xícaras de leite
4 gemas
1 pitada de noz-moscada
1 colher de chá de essência de baunilha
manteiga para untar

Modo de preparar:

Corte as maçãs em fatias finas. Numa frigideira, derreta a manteiga e cozinhe as maçãs por um minuto. Acrescente o açúcar, mexendo por 3 minutos, para que as maçãs fiquem carameladas. Unte 6 forminhas individuais e distribua, no fundo e nas laterais delas, as fatias de maçã. À parte, misture as passas, o suco de limão e o gengibre. Reserve. Aqueça um pouco de leite, sem deixar ferver. Acrescente as gemas batidas e misture até ficar bem homogêneo. Coloque o leite restante, a noz-moscada e a baunilha. Leve ao forno, em banho-maria, por cerca de 45 minutos ou até que o creme esteja firme como um pudim Sirva com molho de baunilha ou de chocolate.

Encontrei ainda outro cardápio, da mesma data, porém do almoço. Este cardápio foi leiloado semanas atrás por 117 mil dólares, e estava na mesa do banqueiro americano de San Francisco, Washington Dodge. Especialistas dizem que o cardápio é um dos itens mais importantes da memorabilia do Titanic vendidos recentemente.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Muffins alla menta e noci brasiliane

Ecco una ricetta che è stata davvero una sorpresa. Me l'ha data un'amica di mia madre perché sa che a me piacciono sia la menta che le noci brasiliane. All'inizio l'ho trovata veramente strana perché non immaginavo cosa potesse risultare da questo abbinamento. Ma ripetto, la sorpresa è fantastica. Ne vale la pena, ed eccomi qui a condividerla con voi. L'ho preparata per il pranzo di Pasqua, e l'avevo già pubblicata qui, giorni fa, in portoghese. Spero che sia del vostro gradimento!


Ingredienti

200 g di burro
200 g di zucchero
250 g di farina 00
200 g di noci brasiliane tritate
1 bustina di lievito per dolci
1 mazzetto di menta 
5 uova
delle noci brasiliane intere

Sbattere lo zucchero e il burro, aggiungere la farina e il lievito setacciati, le noci tritate, i tuorli e la menta tagliata e mescolare delicatamente. Montare i bianchi e mescolare all'impasto precedente con cura. Versare il composto in stampini monodose per muffin, mettere una noce brasiliana intera in ciascuno stampo e infornare a 180º per circa 30 minuti.


Con questa ricetta partecipo al contest di 


quarta-feira, 11 de abril de 2012

terça-feira, 10 de abril de 2012

Cocotte de bacalhau

Não sabe o que fazer com a sobra do bacalhau da Semana Santa? Sei, você também não está  interessado em levá-lo mais uma vez à mesa, do jeito que ele está, já meio desmontado, lá na geladeira. Reproponha-o em nova roupagem e ninguém irá dizer que foi aproveitamento. Aliás, não mesmo. Veja isso:



Desfie o bacalhau, amasse as batatas, pique os legumes que sobraram e leve tudo para uma panela. Deixe de molho no leite, uma xícara de torradas de pão, e assim que estiverem bem desmanchadas, acrescente ao bacalhau desfiado. Leve tudo para uma panela, adicione 3 gemas e separe as claras. Aqueça a mistura de bacalhau desfiado, batatas e pão amolecido no leite, para que as gemas não fiquem cruas. Bata as claras em neve, misture ao bacalhau, delicadamente, e derrame a mistura em uma cocotte média, untada com azeite de oliva e polvilhada com farinha de rosca. Asse em forno pré aquecido por 35-40 minutos, ou até que fique bem dourado.


Seus comensais irão adorar!

Insalata due cavoli, carota e noci brasiliane

Mi sono davvero interessato a partecipare perché, pur seguendo una dieta, non vorrei rinunciare a mangiare bene. E le insalate mi piacciono molto. Vivo a Rio de Janeiro, il clima qui è sempre mite, anche d'inverno. E dunque, le insalate vanno sempre bene. Ecco la mia ricetta:


Ingredienti (per 2 persone)

150 g di cavolo cappuccio bianco crudo
150 g di cavolo cappuccio rosso crudo
1 carota
100 g di noci brasiliane
2 cucchiai di yogurt
1 cucchiaino di senape
1 manciata di uvette
sale a piacere

Affettate i due cavoli molto sottili, fate degli spaghetti con la carota, aggiungete le uvette, i due cucchiai di yogurt e il cucchiaino di senape. Mescolate bene, condite con il sale e aggiungete le noci brasiliane tagliate grossolanamente.



Con questa ricetta partecipo al contest di Archcook


e anche al contest di photo and food

domingo, 8 de abril de 2012

Feliz Páscoa

Aos amigos, colaboradores, seguidores e visitantes desejamos Feliz Páscoa!


Muffins de hortelã e castanha-do-pará


Encontrei essa receita num blog que nada tinha a ver com gastronomia, mas fiquei muito curioso e resolvi prová-lo. O pior é que nem salvei o nome do blog para poder dar o crédito. Na 5ª feira à tarde, fiz meia receita em uma forma de bolo inglês e a surpresa foi muito agradável: é leve, fresco e inusitado. Como foi aprovado, resolvi repetir para o almoço de Páscoa. 


Ingredientes
200 g de manteiga
2 xícaras de açúcar
1 xícara de hortelã picada
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de castanha-do-par-a moída
5 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
algumas castanhas-do-par-a inteiras





Modo de preparar
Bata a manteiga (em temperatura ambiente) e o açúcar; acrescente a farinha, a castanha-do-pará, a hortelã picada, o fermento e as gemas. Bata as claras em neve e incorpore, delicadamente, à massa. Introduza em cada uma das formas uma castanha-do-par-a inteira. Leve ao forno pré-aquecido por 35 minutos. Dica: coma ainda morno! É uma delícia.

Verrine de siri




Verrines são pequenos e charmosos copos de vidro, com montagens sofisticadas e decoração impecável, servidos inicialmente como sobremesas, hoje são utilizados em coquetéis e mesas de antepastos também com versões salgadas. De origem francesa, desde 2007 podem ser apreciados em requintados lugares de lá, por aqui, começa agora a ter suas primeiras aparições. Verrine é uma variação de verre, do francês, e significa copo. O mais atraente nos pequenos copinhos são suas camadas com cores e texturas diferentes e os sabores inusitados que podem ser obtidos, como cremes com crocantes, doces com salgados e até variações como quente e frio.


Ingredientes

500 g de carne de siri
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
3 tomates picados
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de azeite de dendê
200 ml de leite de coco
1 colher de sobremesa de pimenta calabresa moída
3 colheres de sopa de coentro picado
sal a gosto

Modo de preparar

Refogue o alho e a cebola, e assim que estiverem dourados acrescente o tomate picado. Quando o tomate amolecer adicione a carne de siri, tempere com sal e pimenta calabresa. Mexa bem, adicione o dendê, e por último o leite de coco. Corrija o sal, se necessário. Desligue a panela e acrescente o coentro picado, mexa para que os sabores se incorporem e sirva porções individuais, como entrada, em copos de vidro ou taças de cristal. Decore com hóstias, torradas ou biscoito de sua preferência.

Bacalhau da Semana Santa 2012





Para 2 pessoas:

1/2 kg de lombo de bacalhau dessalgado e aferventado
8 batatas médias cozidas
2 ovos cozidos
2 tomates médios
1 cebola cortada em fatias em finas
1 pimentão verde pequeno cortado em fatias finas
2 colheres de sopa de azeitonas verdes fatiadas
1 xícara de brócolis cozidos no vapor "al dente"
3 dentes de alho cortados ao meio
250 ml de azeite de oliva
2 colheres de sopa de salsinha picada

Numa frigideira de cobre refogue o alho, a cebola e os pimentões em 50 ml de azeite de oliva. quando a cebola estiver bem dourada, acrescente os tomates em rodelas e deixe cozinhar por 10 minutos. A seguir, coloque as azeitonas e os brócolis, as batatas já cozidas cortadas ao meio, os ovos cozidos também cortados ao meio e o lombo de bacalhau. Regue com o restante do azeite de oliva e leve ao forno, com a frigideira coberta com papel alumínio. Asse por 20 minutos, retire o papel alumínio, salpique com salsa picada e sirva.